Rua Atibaia, 415 , Jardim Paulista

Gengivite e Periodontite: afinal, qual é a diferença?


 

GENGIVITE

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada pelo acúmulo de bactérias e  realização inadequada da higiene bucal.

Nos estágios iniciais a  inflamação não invade o osso e nem o tecido alveolar, onde os dentes se fixam. Dessa forma,  sua sustentação não é comprometida.

Entretanto, quando o processo inflamatório se estende para o ligamento periodontal e o osso alveolar, a doença pode evoluir para um estado mais grave, que é a periodontite.

 

 

QUAIS OS SINTOMAS DA GENGIVITE?

  • inchaço
  • vermelhidão 
  • sangramento espontâneo durante a escovação e no uso do fio dental

 

TRATAMENTO PARA A GENGIVITE

Inicialmete, uma escovação eficiente e o uso do fio dental constantemente podem fazer com que a doença regrida. Em casos mais avançados o tratamento é indicado para controlar a infecção e remover o tártaro presente. Geralmente, a  raspagem e polimento dos dentes fazem parte do tratamento.

Dependendo da evolução do caso, é necessário uso de anti-inflamatórios e antibiótico. 

 

PERIODONTITE

O estágio mais grave da gengivite é quando afeta o periodonto -um tecido que promove a sustentação do dente-, provocando retração da gengiva, reabsorção óssea e,  consequentemente,  perda do dente.

Essa doença é uma das principais causas de perda de dentes em adultos. O risco de desenvolver esse problema vai de acordo com os pacientes, pois depende de fatores, como idade, hereditariedade, diabetes, higiene bucal deficitária e tabagismo. 

 

QUAIS OS SINTOMAS DA PERIODONTITE?

  • sangramento
  • mau hálito persistente
  • alteração no paladar
  • dentes alongados devido a retração da gengiva
  • possível mobilidade

 

TRATAMENTO PARA A PERIODONTITE

Em casos de recomposição óssea ou da gengiva, a cirurgia periodontal é recomendada. Além disso, também tem o intuito de combater a infecção por meio da eliminação dos bolsos periodontais. Entretanto, o resultado nem sempre é alcançado com sucesso.

 

Resumidamente, essas duas doenças podem trazer complicações para a sua vida, caso não sejam tratadas corretamente. Por isso, para evitar esse problema, realize uma higiene bucal eficiente.

Além disso, não deixe de fazer um acompanhamento odontológico periódico com os dentistas do Centro Odontológico SSJ. Temos os melhores profissionais!